segunda-feira, 8 de junho de 2015

QUESTÕES SOBRE CONTRATOS EMPRESARIAS

1.    Em relação aos contratos bancários, é correto afirmar: 

a)    O objeto do contrato de alienação fiduciária em garantia será sempre bem móvel, pertencente ou não ao devedor.
b)    O mútuo bancário é o contrato consensual de empréstimo de coisa infungível ao cliente.
c)    Como regra geral, as instituições financeiras estão limitadas, na cobrança dos juros remuneratórios, à taxa de 12% ao ano.
d)    Pelo contrato de abertura de crédito, o banco disponibiliza ao cliente certa quantia de dinheiro, a ser por ele necessariamente utilizada.
e)    O depósito bancário é o contrato pelo qual uma pessoa, denominada depositante, entrega valores monetários a um banco, que se obriga a restituí-los quando solicitados.

2.    Em relação aos contratos mercantis seguintes, é correto afirmar:

a)    A faturização é contrato exclusivo de instituições financeiras, caracterizado pelo desconto de títulos de crédito após o abatimento dos juros remuneratórios convencionados livremente. 
b)    A representação comercial é exercida exclusivamente por pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha em caráter eventual mediação para terceiros visando à realização de negócios mercantis. 
c)    Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício. 
d)    O arrendamento mercantil é o contrato pelo qual, transferida a propriedade do bem móvel ao arrendatário, este paga em parcelas sucessivas o bem, até optar por adquiri-lo pelo preço residual ou devolvê-lo ao arrendador.
e)    Pela alienação fiduciária, a propriedade do bem transfere-se em garantia ao devedor fiduciante, que obterá o domínio pleno após o implemento da condição suspensiva consistente no pagamento total das parcelas avençadas.

3.    Os contratos empresariais 

a)    de prestação de serviço não admitem convencionar por mais de quatro anos, embora tenham por causa o pagamento de dívida do prestador ou se destinem à execução de certa e determinada obra.
b)    não estão vinculados à função social do contrato.
c)    válidos são os contratos típicos, vedada a celebração de contratos atípicos.
d)    são mero protocolo de intenções, como regra, não obrigando efetivamente o proponente.
e)    de compra e venda entre empresas só podem ter como objeto coisa atual, defeso que se contrate sobre coisa futura.


4.    Ana, pretendendo adquirir um automóvel, firmou contrato de arrendamento mercantil com certa instituição financeira e, após alguns meses, deixou de efetuar o pagamento das prestações devidas. Nessa situação, é prescindível a notificação prévia de Ana, a fim de constituí-la em mora.

Certo ou Errado.


5.    No contrato de leasing que contenha cláusula resolutiva expressa, tornando-se a empresa arrendatária inadimplente, a empresa arrendadora: 

a)    pode ajuizar diretamente ação de reintegração de posse, sendo desnecessária a notificação prévia da empresa arrendatária para constituí-la em mora;
b)   pode ajuizar ação de reintegração de posse, uma vez notificada previamente a empresa arrendatária, sem que tenha devolvido o bem arrendado;
c)    pode buscar e apreender extrajudicialmente o bem arrendado, porque o contrato considera-se resolvido com o inadimplemento, em face da cláusula resolutiva expressa;
d)    nenhuma das alternativas acima (a, b e c) é correta.


6.    A respeito do contrato de arrendamento mercantil, é correto afirmar que:

a)    a cobrança antecipada do Valor Residual Garantido (VRG) descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil, transformando-o em compra e venda a prestação.
b)   a cobrança antecipada do Valor Residual |Garantido (VRG) não descaracteriza o contrato de arrendamento mercantil.
c)    é proibido o pagamento antecipado de Valor Residual Garantido (VRG).
d)    o bem objeto do contrato de arrendamento mercantil deve necessariamente ser adquirido pelo arrendatário.
e)    o bem objeto do contrato de arrendamento mercantil deve necessariamente retornar à instituição financeira.


7.    Com relação ao direito bancário, assinale a opção correta.

a)    Para que se considere um contrato como bancário, é necessário que as duas partes envolvidas sejam instituições financeiras e que seu objeto seja a intermediação de crédito.
b)    Somente instituições bancárias podem ser sociedades emissoras de cartão de crédito.
c)    As operações bancárias ativas são as de captação dos recursos, nas quais os bancos se tornam devedores de seus clientes; já as operações bancárias passivas são aquelas em que o banco assume, quanto à obrigação principal, a posição de credor.
d)   Segundo entendimento sumulado do STJ, as empresas administradoras de cartão de crédito são instituições financeiras e, por isso, os juros remuneratórios por elas cobrados não sofrem as limitações da Lei de Usura.
e)    O STJ entende que não cabe indenização por danos morais quando uma instituição financeira envia cartão de crédito a um cliente e cobra faturas pelo serviço, sem que este tenha sido solicitado.




GABARITO

1 – E
2 – C
3 – A
4 – ERRADO
5 – B
6 – B
7 – D
 Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário