terça-feira, 12 de agosto de 2014

Questões sobre PRISÃO PREVENTIVA

1)    A prisão preventiva


A)   poderá ser decretada pelo juiz somente após o recebimento da denúncia e durante o curso do processo penal.
B)   poderá ser decretada pela autoridade policial durante a investigação policial.
C)   não poderá ser decretada se o juiz verificar, pelas provas constantes dos autos, que o agente praticou o crime em situação de legítima defesa.
D)   poderá ser decretada em se tratando de crimes hediondos, ainda que não haja provas da existência do crime e indícios suficientes de autoria.
E)   poderá ser decreta em substituição à prisão em flagrante por crime hediondo, não sendo necessário, nessa situação, ser motivada sua decisão.


RESPOSTA: C

COMENTÁRIO PRÓPRIO: A prisão preventiva é decretada pelo juiz, pode ser de ofício na fase do IP ou instrução criminal. Não pode ser decretada se verificar a existência das hipóteses do art. 23 do CP. É decretada em caso de crime doloso.


2)    Numa ação penal, a prisão preventiva do acusado foi decretada para garantia da ordem pública. Posteriormente, verificando que o réu tinha residência e emprego certos e bons antecedentes, o juiz revogou a prisão. No curso da instrução, testemunhas arroladas pela acusação passaram a receber ameaças do acusado. Nesse caso, o juiz


A)   poderá, de novo, decretar a prisão preventiva deste por conveniência da instrução criminal.
B)   não poderá voltar a decretar a prisão preventiva, porque a prisão anterior foi revogada.
C)   só poderá voltar a decretar a prisão preventiva se os motivos da revogação tiverem se alterado.
D)   poderá decretar a prisão temporária do acusado até a realização da audiência de instrução. 
E)   só poderá decretar novamente a prisão preventiva se tratar de crime da competência do Tribunal do Júri.

RESPOSTA: A
COMENTÁRIO PRÓPRIO: a prisão preventiva pode ser revogada e depois redecretada, não há necessidade de alteração dos motivos, basta se encaixarem nos requisitos do art. 312 do CPP. Prisão temporária deve obedecer os prazos estipulados na Lei n. 7.960/89 e a prisão preventiva é admitida nos crimes dolosos.


3)    Nos termos do art. 313 do Código Processual Penal, será admitida a decretação da prisão preventiva:

I. Nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 5 (cinco) anos.

II. Se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência.

III. Quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.

IV. Nos crimes culposos punidos com pena superior a 8 (oito) anos.

Assinale a opção que contempla apenas as assertivas verdadeiras.

A)   I e II.
B)   II e III.
C)   III e IV.
D)   I e III.
E)   II e IV.


RESPOSTA: B

COMENTÁRIO PRÓPRIO: Vide art. 313 do CPP.


4)    Poderá o juiz substituir a prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for imprescindível aos cuidados especiais de pessoa menor de 8 (oito) anos de idade ou com deficiência. A afirmativa está certa ou errada?

RESPOSTA: ERRADA

COMENTÁRIO PRÓPRIO: Vide art. 318, III do CPP - o texto da lei trás expresso "menor de 6 (seis) anos".


5)    Em relação às normas previstas no CPP acerca da prisão preventiva, assinale a opção correta.


A)   A prisão preventiva não pode ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares
B)   Não é admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la.
C)   Ao juiz é vedado revogar a prisão preventiva se, no correr do processo, verificar a falta de motivo para que subsista, assim como não pode decretá-la novamente, se sobrevierem razões que a justifiquem.
D)   Não deve ser decretada a prisão preventiva se o juiz verificar pelas provas constantes dos autos ter o agente praticado o fato em estado de necessidade, em legítima defesa ou em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
E)   Somente após o oferecimento da denúncia, cabe a prisão preventiva, que pode ser decretada pelo juiz, de ofício, ou a requerimento do MP, do querelante ou do assistente, ou por representação da autoridade policial.


RESPOSTA: D

COMENTÁRIO PRÓPRIO: fundamentação jurídica no art. 314 do CPP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário