terça-feira, 23 de setembro de 2014

QUESTÕES SOBRE PROCESSO DE EXECUÇÃO

OBS.: Segue algumas questões sobre execução, respostas corretas em negrito.

1) Considere que o executado, citado para satisfazer a obrigação no prazo de dez dias, não tenha depositado ou entregado a coisa nem embargado a execução no prazo legal. Nesse caso, o oficial de justiça deverá proceder à busca e apreensão da coisa, independentemente de ordem judicial.

Certo

Errado

2) Na execução por quantia certa contra devedor solvente,

a) o executado não pode ser compelido a dizer onde se encontram bens seus passíveis de penhora; tal ordem judicial configuraria constrangimento ilegal, por ser direito do executado silenciar a respeito.

b) o executado será citado para, no prazo de 24 horas, efetuar o pagamento da dívida ou nomear bens à penhora.

c) ao despachar a inicial, o juiz fixará desde logo os honorários do advogado do credor; se o executado pagar imediatamente o débito, ficará isento dessa verba honorária.

d) é possível a penhora de dinheiro em depósito de conta corrente ou aplicação financeira, mas é vedado penhorar percentual de faturamento da empresa executada.

e) são absolutamente impenhoráveis os móveis, pertences e utilidades domésticas que guarnecem a residência do executado, salvo os de elevado valor ou que ultrapassem as necessidades comuns correspondentes a um médio padrão de vida.

 

3) Com a interposição dos embargos da execução, ocorre a suspensão da execução, já que a decisão no processo de embargos pode prejudicar o processo de execução.

Certo   

Errado

4) O oficial de justiça não pode penhorar as máquinas de costura de uma costureira empresária individual, pois essas máquinas são consideradas impenhoráveis.

Certo   

Errado

 

5) Embora a tutela específica nas obrigações de fazer seja um direito subjetivo do credor, este não poderá, ante o inadimplemento do devedor, ajuizar ação em que pleiteie a conversão da obrigação em prestação pecuniária.

Certo 

Errado

 

6) Em relação à execução por quantia certa,

a) é penhorável o seguro de vida, por não ter natureza alimentícia.

b) mesmo que não haja outros bens, são impenhoráveis os frutos e rendimentos dos bens inalienáveis.

c) não estão sujeitos à execução os bens que a lei considera impenhoráveis, mas podem ser executados os bens inalienáveis.

d) pode ser oposta a impenhorabilidade à cobrança do crédito concedido para a aquisição do próprio bem.

e) são absolutamente impenhoráveis os recursos públicos recebidos por instituições privadas para aplicação compulsória em educação, saúde ou assistência social.

 

7) Os embargos do devedor

a) serão oferecidos no prazo de 15 dias, contados da data da juntada aos autos do mandado de citação devidamente cumprido.

b) como regra, serão recebidos no efeito suspensivo.

c) deverão ser opostos após garantia do juízo por meio de penhora, depósito ou caução, necessariamente.

d) quando houver mais de um executado, com diferentes procuradores, o prazo para oposição dos embargos do devedor será contado em dobro.

e) não podem ser rejeitados liminarmente, exigindo sempre julgamento meritório das razões aduzidas nos autos.
 
 

2 comentários:

  1. Ótimas questões, obrigado. (Ps: Vim aqui buscando questões sobre execução e fiquei mais de uma hora só curtindo sua seleção de musicas kkkkk... valeu, parabéns pelo gosto ^^

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço pela visita no blog e fico muito feliz que tenha gostado do meu gosto musical rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir