01) Visando a
proteger a indústria de tecnologia da informação, o Governo Federal baixou
medida, mediante decreto, em que majora de 15% para 20% a alíquota do Imposto
sobre a Importação de Produtos Estrangeiros para monitores de vídeo procedentes
do exterior, limites esses que foram previstos em lei. A respeito da
modificação de alíquota do Imposto de Importação, assinale a afirmativa
correta.
A)
Deve observar a reserva de lei complementar.
B)
Deve ser promovida por lei ordinária.
C)
Deve observar o princípio da irretroatividade.
D)
Deve observar o princípio da anterioridade.
GABARITO: A
ART. 146-A da CF
02) José recebeu auto de infração pelo inadimplemento
de determinado tributo instituído por lei ordinária. José contesta a exigência
fiscal sob o argumento, correto, de que o tributo em questão deveria ter sido
instituído por lei complementar. A partir da hipótese apresentada, assinale a
opção que indica o tributo exigido no referido auto de infração.
A)
Contribuição de interesse de categoria profissional.
B)
Contribuição de melhoria.
C)
Contribuição de intervenção no domínio econômico.
D)
Empréstimo compulsório.
GABARITO: D
ART. 148 da CF
03) A União criou um
novo imposto não previsto na CRFB mediante lei complementar sobre a propriedade
de veículos de duas rodas não motorizados, que adota fato gerador e base de
cálculo diferente dos demais discriminados na Constituição. Nessa situação, a
União terá feito uso de competência:
A)
Comum.
B)
Residual.
C)
Cumulativa.
D)
Extraordinária.
GABARITO: B
ART. 154, I da CF
04) Suponha que
determinada Medida Provisória editada pela Presidente da República em
29/09/2012 estabeleça entre outras providências o aumento para as diversas
faixas de alíquotas previstas na legislação aplicável ao imposto de renda das
pessoas físicas. Nesse caso, com base no sistema tributário nacional, tal
Medida Provisória:
A)
Não violaria o princípio da legalidade e produzirá efeitos a partir de sua
publicação.
B)
Violaria o princípio da legalidade, por ser incompatível com o processo
legislativo previsto na Constituição Federal/88.
C)
Não violaria o princípio da legalidade e produzirá efeitos a partir de 90
(noventa) dias contados a partir da data de sua publicação.
D)
Não violaria o princípio da legalidade e só produzirá efeitos a partir do
primeiro dia do exercício financeiro subsequente à data de sua conversão em
lei.
GABARITO: D
ART. 150, I da CF e
ART. 62, § 2° da CF.
05) Uma autarquia
federal, proprietária de veículos automotores adquiridos recentemente, foi
surpreendida com a cobrança de IPVA pelo Estado responsável pelos respectivos
licenciamentos, não obstante vincular a utilização desses veículos às suas
finalidades essenciais. Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa
correta.
A)
A cobrança é constitucional, por se tratar de fato gerador do IPVA.
B)
A cobrança é constitucional, por se aplicar o princípio da capacidade
contributiva.
C)
A cobrança é inconstitucional, por se tratar de isenção fiscal.
D)
A cobrança é inconstitucional, por tratar de hipótese de imunidade tributária.
GABARITO: D
ART. 150, VI, a, § 2°
da CF
06) Constitui exceção
ao princípio da anterioridade:
A)
A instituição de contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública.
B)
A instituição de empréstimos compulsórios no caso de investimento público de
caráter urgente e de relevante interesse nacional.
C)
A instituição de contribuição de intervenção no domínio econômico.
D)
A instituição ou majoração do imposto sobre a exportação, para o exterior, de
produtos nacionais ou nacionalizados.
GABARITO: D
ART. 150, § 1° da CF
07) Com o objetivo de
viabilizar financeiramente a conservação de estradas de rodagem, foi editada
lei municipal instituindo taxa de conservação a ser cobrada dos proprietários
de imóveis sediados na zona rural, tendo como base de cálculo o número de
hectares de propriedade do contribuinte. A aludida taxa:
A)
É constitucional, por representar valorização da propriedade do contribuinte.
B)
É inconstitucional, dentre outras razões, por determinar base de cálculo típica
de imposto.
C)
É inconstitucional, uma vez que se refere a uma atuação estatal específica,
relativa ao contribuinte.
D)
É inconstitucional, dentre outras razões, por determinar base de cálculo típica
de contribuição de melhoria.
GABARITO: B
ART. 145, § 2° da CF
08) Por competência
tributária residual entende-se:
A)
A faculdade de os Estados, o Distrito Federal e os Municípios também
instituírem taxas e contribuições de melhoria.
B)
A faculdade da União de instituir, mediante lei complementar, empréstimos
compulsórios e, mediante lei ordinária, impostos extraordinários.
C)
A faculdade de os Estados, o Distrito Federal e os Municípios também
instituírem taxas e contribuições sociais, cobradas de seus servidores para o
custeio, em benefício destes, de sistema de previdência e de assistência
social.
D)
A faculdade da União de instituir, mediante lei complementar, impostos não
expressamente previstos em sua competência tributária, desde que não cumulativos
e que tenham base de cálculo e fatos geradores diversos daqueles já
discriminados pela Constituição Federal.
GABARITO: D
ART. 154, I da CF
09) Constituição
Federal estabelece que:
A)
Compete exclusivamente à União legislar sobre direito tributário.
B)
Os Estados podem legislar sobre direito tributário, desde que autorizados pelo
Senado Federal.
C)
Compete a União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente
sobre direito tributário.
D)
Os municípios não tem competência para legislar sobre direito tributário.
GABARITO: C
ART. 24 da CF
10) Sobre as
limitações do poder de tributar, assinale a alternativa INCORRETA:
A)
O princípio da legalidade estabelece que é vedado à União, aos Estados, ao
Distrito Federal e aos Municípios exigir ou aumentar tributo sem lei que o
estabeleça.
B)
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não podem cobrar
tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da
lei que os houver instituído ou aumentado.
C)
O princípio da igualdade estabelece que é vedado à União, aos Estados, ao
Distrito Federal e aos Municípios instituir tratamento desigual entre
contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer
distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente
da denominação jurídica dos rendimentos, títulos ou direitos.
D)
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não podem instituir
impostos sobre patrimônio, renda ou serviços, uns dos outros, sendo certo que
tal imunidade não se estende às autarquias e às fundações instituídas e
mantidas pelo Poder Público.
GABARITO: D
ART. 150, VI, a, § 2°
da CF
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