1. Leia a charge.
A lacuna na fala da personagem deve ser preenchida, corretamente, com:
a) em cujo
b) aonde
c) em que
d) que
e) ao qual
GABARITO:
C
Leia o texto para responder as questões de 2 a 8:
As cotas raciais deram certo
porque seus beneficiados são, sim, competentes. Merecem, sim, frequentar
uma universidade pública e de qualidade. No vestibular, que é o
princípio de tudo, os cotistas estão só um pouco atrás. Segundo dados do
Sistema de Seleção Unificada, a nota de corte para os candidatos
convencionais a vagas de medicina nas federais foi de 787,56 pontos. Para os
cotistas, foi de 761,67 pontos. A diferença entre eles, portanto, ficou
próxima de 3%. IstoÉ entrevistou educadores e todos disseram que essa
distância é mais do que razoável. Na verdade, é quase nada. Se em uma
disciplina tão concorrida quanto medicina um coeficiente de apenas 3%
separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados,
dos negros e pobres, que frequentaram escolas públicas, então é justo
supor que a diferença mínima pode, perfeitamente, ser igualada ou superada no
decorrer dos cursos. Depende só da disposição do aluno. Na Universidade Federal
do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das mais conceituadas do País, os resultados do
último vestibular surpreenderam. “A maior diferença entre as notas de ingresso
de cotistas e não cotistas foi observada no curso de economia”, diz Ângela
Rocha, pró-reitora da UFRJ. “Mesmo assim, essa distância foi de 11%, o que,
estatisticamente, não é significativo”.
(www.istoe.com.br)
2. Para responder a questão,
considere a passagem – A diferença entre eles, portanto, ficou próxima de 3%.
O pronome eles tem como referente
O pronome eles tem como referente
a) candidatos convencionais e
cotistas.
b) beneficiados.
c) dados do Sistema de Seleção
Unificada.
d) dados do Sistema de Seleção
Unificada e pontos.
e) pontos.
GABARITO:
A
3. As informações iniciais do texto permitem
inferir que as pessoas contrárias ao sistema de cotas nas universidades
públicas acreditam que
a) os cursos menos concorridos
podem ser extintos por falta de candidatos.
b) os alunos beneficiados têm
pouca qualificação para frequentar os cursos.
c) os resultados dos cotistas
podem ser superiores aos dos demais estudantes.
d) os cursos, em geral, são
beneficiados com alunos de perfis diferenciados.
e) o desempenho dos alunos
beneficiados é similar ao de outros estudantes.
GABARITO: B
4. De acordo com o autor, o desempenho dos
estudantes cotistas
a) ratifica a ideia de que as
cotas lograram êxito no sistema educacional brasileiro.
b) reforça a ideia de que os
cursos mais concorridos são difíceis de acompanhar.
c) sugere que a avaliação atual é
menos democrática e mais difícil que no passado.
d) revela a necessidade de que
seja feita uma ampla revisão no sistema de cotas.
e) sinaliza diferenças
expressivas nas universidades públicas brasileiras.
GABARITO: A
5. Considerando-se o contexto, na oração – ... que
estudaram em colégios privados ... –, o termo em destaque opõe-se à
ideia de
a) confidenciais.
b) coletivos.
c) restritos.
d) governamentais.
e) particulares.
GABARITO:
D
6. Para responder a questão, considere a passagem – A diferença entre eles, portanto, ficou próxima de 3%.
A conjunção portanto expressa ideia de
A conjunção portanto expressa ideia de
a) comparação.
b) explicação.
c) adição.
d) condição.
e) conclusão.
GABARITO: E
7. Assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada para separar oração introduzida por pronome relativo, a exemplo do que ocorre em: ...um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados...
a) Ela estava pensando em que lugar estaria, que dia seria, que pessoas eram aquelas ao seu redor.
b) Ficou encantada com a história, acabara de ler o livro, que já tinha sido traduzido para o inglês.
c) Ele observou o local, sabia, com certeza, que ali já estivera em outra ocasião, mas quando?
d) Era possível, àquela altura da vida, que todos os seus maiores desejos se realizassem enfim.
e) Estou vendo essa tempestade se formar, entre, que aqui estaremos bem mais protegidos dela.
GABARITO: B
Em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:
a) nula … bastantes semelhantes
b) nulo … bastante semelhante
c) nula … bastante semelhante
d) nula … bastante semelhantes
e) nulo … bastante semelhantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário